Notícias Esporte Você Comunidade

ROUBO DE VEÍCULOS

Quadrilhas especializadas agem em várias etapas

Mundo
Publicidade

Quinta-feira, 02/12/2010, 11h56

Coletiva da Nasa sobre vida extraterrestre é hoje

Tamanho da fonte:

A Nasa, a agência espacial americana, revelará nesta quinta feira (2) uma descoberta que promete causar impacto na comunidade científica. A descoberta está relacionada à existência de vida extraterrestre.

Em seu site oficial na web, a agência convocou uma entrevista coletiva para anunciar a revelação, adiantando se tratar de uma descoberta astrobiológica que afetará diretamente a pesquisa de vidas em outros planetas.

EXPECTATIVAS

O anúncio da coletiva deu início a uma série de especulações e teorias, sobretudo na internet. A versão mais provável é de que o anúncio seja relacionado a alguma descoberta da sonda Cassini, que desde 2004 estuda a órbita de Saturno, e recentemente recolheu amostras de oxigênio e dióxido de carbono na atmosfera de Réa, uma das maiores luas que orbitam o planeta.

Se a sonda Cassini constatar que a densa atmosfera das luas de Saturno possui os elementos químicos necessários para a proliferação de formas de vida, um grande passo terá sido dado em direção à descoberta de lugares habitáveis na Via Láctea, ainda que seja frustrante para a grande maioria dos conspiradores que esperam ansiosamente que a Nasa apresente seres extraterrestres na coletiva.

Entretanto, a expectativa não é em vão. É possível ter uma ideia do caráter "astrobiológico" da coletiva apenas analisando os nomes envolvidos no anúncio. Além da diretora do Programa Astrobiológico da Nasa, Mary Voytek, a oceanógrafa Felisa Wolf-Simon é responsável por diversas pesquisas sobre o uso de arsênico em processos de fotossíntese de algumas formas de vida, e sua implicação na evolução de espécies.

Em relação à proliferação da vida em lugares inóspitos, a geobiologista Pamela Conrad, do Centro Espacial Goddard da Nasa, também estará na coletiva e é responsável por um ensaio sobre a geologia e a hipótese de vida em Marte, publicado no ano passado. Outra pesquisa relacionada ao tema é a desenvolvida por um programa específico da Nasa, o "Follow the Elements" (algo como: Siga os elementos), que pesquisa elementos químicos necessários para a existência e evolução das mais variadas formas de vida. O programa também terá um representante na mesa, é o ecologista James Elser.

Completando a mesa, o quinto integrante que participará da coletiva é o biologista Steven Benner, um biologista especialista em evolução molecular que faz parte da equipe responsável por explorar Titã, a maior das 62 luas de Saturno. Benner também está envolvido na missão da sonda Cassini.

Com a crise financeira atravessada pela NASA após o corte de verbas em grande parte de suas missões, especula-se também em blogs e sites que a coletiva seria a supervalorização de uma descoberta simples, e teria a intenção de chamar atenção para a importância de projetos desenvolvidos pela agência, como a própria pesquisa da sonda Cassini, e claro, a necessidade de maiores investimentos.

Jornalistas que já tiveram acesso ao documento que será divulgado na coletiva estão proibidos de comentar o assunto, mas uma dica já foi dada: é bom não criar tantas expectativas em relação a contatos imediatos de terceiro grau. (Alexandre Nascimento, DOL)

SERVIÇO

A coletiva acontece em Washington D.C., a partir das 16h no horário de Belém do Pará, e pode ser acompanhada ao vivo no endereço: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

Comentários Recentes

  • wdc disse: Comentário postado em 16/02 Quarta-feira às 14:10h "eles estao em nosso meio a muito tempo,em forma parecida com humanos,o exercito marinha aeronautica sabem disto mass esconde, marte tem vida parecida com a terra."
  • Vinco disse: Comentário postado em 03/12 Sexta-feira às 09:44h "Vcs me matam de vergonha... Me quebram as pernas...

    E.T. o CARAMBA !!! Seus mentirosos sensacionalistas todos vcs da imprensa, Isso é " I.T " - INTRO TERRESTRE !!! é daqui mesmo, ou se tá num lago tóxico é E.T, imagine o que tá no fundo do mar à pressões incriveis e ainda acende no escuro !!! Éo que estiver no espaço mesmo não é mais ET, é F.T ! ( Fora terrestre ! ) Vamos ter que nos referir assim pra vcs aprenderem o q significa E.T. !!!



    NÃO VEIO DO ESPAÇO ENTÃO NÃO CHAMEM DE E.T. CARAMBA !!!!
    OU AGORA VAMOS CHAMAR AVIÃO DE BICICRETA ??? "R" !!!
    ...E VÃO DIZER Q EU Q SOU BURRO ???

    E.T - É - O - QUE - VEIO - DE - FORA - DA - TERRA - !!! .

    DICIONÁRIO :
    extraterrestre
    (extra- + -terrestre)
    adj. 2 gén.adj. 2 gén.
    1. Que se encontra fora da atmosfera ou da Terra. = extraterreno
    s. 2 gén.2. Hipotético habitante de outro planeta que não da Terra.

    P.S. - Favor repassar aos seus colegas da imprensa que eu tb vou repassar.
    "
  • Nilzelio disse: Comentário postado em 02/12 Quinta-feira às 12:55h "Muito interessante. Lembra a estória contada em Ponto de Impacto do Dan Brown. O que acham?"
Mostrar mais comentários [+]
Siga-me

Lojas do Tem! (Classificados)


IT Center
Shopping Pátio Belém - 2o piso
Shopping Castanheira - 1o piso
Gaspar Viana, nº 778
Yamada Plaza (Av. Gov. José Malcher)
Yamada Plaza (Castanhal)
Formosa Duque (Subsolo)
Formosa Cidade Nova (Subsolo)
RBA - Av. Almirante Barroso, 2190


Call Center Tem! (Classificados)
(91) 4006-8000

Fale Conosco

(91) 3084-0100

Central do Assinante

(91) 4006-8000

Endereço

Av. Almirante Barroso, 2190
CEP 66095.000 - Belém-PA

Redação


(91) 3084-0119
(91) 3084-0120
(91) 3084-0126
(91) 3084-0100

Ramais: 0209, 0210 e 0211

Twitter